Páginas


Nesse Blog postaremos e compartilharemos nossos ideais de viver em contato com a natureza, sustentabilidade e Ecologia.

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mario Quintana)

sábado, 10 de dezembro de 2011

Bacupari da Amazônia


Hoje fui comprar outro pé de jabuticaba para plantar no sítio e o vendedor me falou de uma fruta típica da Amazônia que atrai bastante pássaros. Pelo sim, pelo não, adoro frutas diferentes, principalmente se atrai pássaros e acabei comprando a muda. Foi difícil guardar o nome porque nunca ouvi falar dessa fruta. Ao chegar em casa escrevi o nome num papel. Ficamos num dilema. E como se planta?  É de sol? É de sombra? É de terreno seco ou úmido?

Fui pesquisar na Internet. Geeeenteee! Fiquei admirada dos potenciais dessa planta! A fruta é de origem da Amazônia e contém, em abundância, substâncias químicas, como a 7-epiclusianona, considerada tão eficaz e potente quanto à popular clorexidina, oantibiótico mais receitado pelos dentistas para eliminar as bactérias bucais. Ela é eficiente no combate às bactérias presentes na placa bacteriana, o que indica seu grande potencial para sua utilização em enxaguantes bucais. Esta substância encontrada no fruto do bacupari é tão eficiente como a clorexidina, o antibiótico mais forte utilizado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que a primeira substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

Outros estudos já haviam demonstrado a capacidade do bacupari em eliminar bactérias que provocam doenças no intestino. Também há comprovação do seu potencial anticancerígeno, de suas atividades antimicrobiana, antiinflamatória e antitumoral.  “Em culturas de tecidos humanos, o composto apresentou grande atividade contra células cancerígenas de cinco tipos de tumores: ovário, próstata, rim, língua e pele (melanoma).”

O bacupari, algumas vantagens: árvore é ornamental, de fácil cultivo, médio porte, produz abundantemente deliciosos frutos com a vantagem de promover a saúde para nosso organismo.
Pra não esquecer o nome, escrevi esse post e vamos correndo plantar essa preciosidade!

*****

NOME INDÍGENA: Bacuparí, vem do tupi-guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta está nos bosques de florestas nativas.

Origem: Floresta amazônica, mata atlântica e restingas do Brasil.

Características: é uma pequena arvore de 3 a 9 m de altura com folhas simples, coriaceas (textura rija) verde escura e quando brotam aos pares, com coloração marrom avermelhada. As flores nascem em fascículos (pequenos feixes) sobre a axilas das folhas.

Dicas para cultivo: pode ser cultivado em todo o Brasil, tanto em pleno sol ou em plena sombra. Adapta-se a qualquer tipo de solo mais preferem os que se mantém úmidos por mais tempo. Resiste a baixas temperaturas de até -4 graus e aprecia solos enriquecidos com muita matéria orgânica.

Mudas: as sementes perdem o poder germinativo se não forem plantadas imediatamente após
colhidas. Germinam em 40 a 90 dias. As mudas crescem rápido, mais apreciam ambiente sombreado
para formação. A frutificação inicia-se com 3 a 5 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

Plantio: Pode ser plantada tanto em pleno sol ou em bosques na sombra (desse modo demoram mais para frutificar). As covas devem ter cerca de 50% de matéria orgânica e devem ser feitas num espaçamento de 5x5 m, Irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses.

Cultivo: O bacuparí não é exigente a irrigações freqüentes, mais requer que a coroa de onde
foi plantada tenha cerca de 10 cm de cobertura morta (capim seco) para manter a umidade. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

Usos: os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para consumo in-natura. Até a casca pode ser consumida.

-Fonte de pesquisa: Bacupari, Bacupari, promissor na produção de novos medicamentos

-Imagem de Carlos Nicomedes

VEJA AS PRIMEIRAS FLORES DO MEU PÉ DE BACUPARI ( clique aqui )

Share

2 comentários:

  1. Eu tamem plantei um pé desse , pensando que era mangostim ,kkkkk , agora não sei o que fazer com ela o fruto e muito azedo.

    ResponderExcluir
  2. Ahh eu adoro Bacupari. Se pudesse, ficaria o dia inteiro comendo essa fruta *-*
    Sou fã de frutas ácidas então, seu sabor não é problema pra mim =D
    Sorte minha que no meu trabalho tem um pé dessa maravilha \o/, hoje mesmo fui lá fazer a "colheita" de algumas ><

    ResponderExcluir