Páginas


Nesse Blog postaremos e compartilharemos nossos ideais de viver em contato com a natureza, sustentabilidade e Ecologia.

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mario Quintana)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sacolas ecológicas



A moda agora é seguir os 3R da trilogia da Preservação Ambiental que sugere, por ordem de importância, "Reduzir, Reusar e Reciclar". Dizer não às sacolas pláticas e aderir ao movimento da Campanha "Saco é um saco" e usar ecobags, sacolas ecológicas ou retornável deve estar atrelado a um compromisso e conscientização de consumo ético.

Polêmicas à parte a respeito de que o saco plástico causa menos danos que ecobags, não sabemos a história toda e nem dos interesses de grandes corporações que estão por trás de toda essa matéria, assumir uma proposta de vida ecológica e sustentável tem que ser vista como uma filosofia de vida.

Atitudes simples individuais somadas podem fazer grandes diferenças no conjunto. Você sabia que uma família utiliza em média 1000 sacolas plásticas por ano e cada sacola plástica leva em média 100 anos para se decompor? E que 80% de todos os plásticos são usados apenas uma vez e depois descartados?

Antes nas viagens levava lanches, suco, garrafa de café em sacolas plásticas que ao final da viagem eu descartava no lixo. Numa das viagens comprei duas sacolas reutilizáveis, coloco tudo o que preciso e quando retorno da viagem, limpo e guardo novamente para a próxima. Com apenas essa simples atitude deixo de mandar para o lixo várias sacolas plásticas.

Empresas estão investindo em sacolas ecológicas e algumas indústrias da moda investem nas eco-bags como um acessório fashion. E as mulheres? Também descobriram as eco-bags e desfilam pelas ruas ou carregam dobradas na bolsa para a hora que precisarem.

As sacolas ecológicas geralmente são grandes e servem para carregar compras e muitas coisas mais. Usar sacolas ecológicas está na moda, não somente para serem usadas por ativistas e defensores do meio ambiente que fazem parte de algum movimento ambiental ou Ong, mas também para todos que querem ter a sua parte de contribuição na redução de lixo plástico no planeta.

Sacolas ecológicas podem ser personalizadas com o logo da empresa ou supermercado, mas também podem ser feitas com o logo pessoal. Fica a critério de cada um e de sua criatividade.

Empresas voltadas à preservação do meio ambiente estão investindo em brindes com apelos ecológicos e estão produzindo sacolas ecológicas cada uma mais linda que a outra. As costureiras em patchwork estão confeccionando eco-bags, sacolas, bolsas e necesséries ecológicas que são um show. Eu mesma ganhei uma da minha amiga Maria. A foto está aí nesse post.

Na Categoria Ecobags e Sacolas postarei diferentes modelos de sacolas, eco-bags e bolsas ecológicas para quem quer tirar algumas idéias e se aventurar, costurando a sua própria eco-bag, utilizando materiais que foram descartados como sobra de tecidos, jeans usado ou comprar a sua sacola escolhendo o modelo que mais lhe convém, entrando em contato com o fabricante ou costureira em patchwork.


*Imagem: Blog Eco Natura

Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário