Páginas


Nesse Blog postaremos e compartilharemos nossos ideais de viver em contato com a natureza, sustentabilidade e Ecologia.

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mario Quintana)

domingo, 17 de março de 2013

Intolerância à lactose e glúten


Durante a anamnese com a minha osteopata, ela me perguntou: Qual comida te deixa enjoada, que você não come de jeito nenhum? Não tive dúvida em dizer que eu não suporto lanches  com pão de leite, daqueles de massa macia, especial para lanches.

Ela me retornou com outra pergunta: Imagine que você está comendo um lanche com esse pão, qual a sensação que lhe dá? Respondi: Só de imaginar, me dá uma sensação de enjoo, parece que o lanche incha dentro do estômago e me dá a sensação de barriga inchada.

Ela me retornou dizendo: Será que você não é intolerante ao leite? Na hora não dei muita atenção, porque não sou de tomar leite, mas... depois de alguns dias eu me lembrei que nas férias de janeiro enquanto estava no sítio, eu resolvi tomar todos os dias uma xícara de leite puro de vaca, bem fervido. Com mais ou menos uma semana que estava tomando diariamente o leite, percebi que estava ficando meio rouca, com a laringe levemente dolorida, com a voz grossa e  lembrei que a um  tempo atrás comprei  leite de caixinha desnatado de uma marca famosa e comecei a tomar  diariamente por mais um mês.

Aos poucos comecei a perceber que a minha garganta estava dolorida, fiquei com a voz rouca, falava com dificuldade. Comecei a pequisar e descobri que de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o consumo excessivo de leite estimula a produção de Fleuma pelo baço, a Fleuma sobe e afeta e irrita os pulmões. Os pulmões são responsáveis pela produção de muco, por isso aparece o catarro. O leite é constituído por proteínas animais que, assim como os vírus, não estão codificadas pelo nosso sistema imunológico. O excesso de proteínas não codificadas, no caso do leite, é interpretado pelo organismo como vírus, o que aumenta a produção de glóbulos brancos que, por sua vez, atravessam mucosas em busca dos vírus, formando o catarro. O leite então  estimula a produção de muco e está associado a patologias com secreção como rinite e sinusite.

Eu acredito que isso só ocorre com pessoas que são sensíveis à lactose ou a  proteínas presentes no leite. No meu caso eu cheguei à conclusão com observações que aconteciam comigo, que o leite  tomado puro quando tirado direto da vaca, o leite em pó, o leite de saquinho, o leite de caixinha traz esse acúmulo de muco na laringe. Já o iogurte branco (sem corante) e o queijo maturado, requeijão maturado ingeridos com moderação não acontece isso.

Consciente disso ontem (16/3/13) comecei  a cortar completamente o leite líquido da minha alimentação. E vou procurar um especialista porque estou desconfiada que também tenho intolerância ao glúten porque qualquer coisa que eu como que tenha muita massa (farinha de trigo) eu tenho sintomas de intolerância ao glúten como: dor abdominal, barriga inchada,  diarréia, fatulência, digestão lenta. Também percebi que ingerir pouca quantidade de alimentos que contenha glúten, esses sintomas ficam mais leves, mas quando eu abuso...na certa vou passar mal no outro dia.

Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário